publicidade, propaganda
5 min leitura

Atenção com a Publicidade, Propaganda e o Marketing Digital

Cuidado, nem sempre a sua empresa pode estar sendo beneficiada.

O fato de o marketing digital ser realidade e, ao mesmo tempo, tendência, é um conhecimento básico que todo gestor que quer ganhar ou até mesmo apenas sobreviver no mercado deve ter, mas você sabe por que o marketing digital é realidade, tendência e também pode ter o seu lado, digamos, “maléfico”? Você não leu errado, o marketing digital, assim como o marketing off, pode ter também o malefício, e vamos explicar melhor isso aqui, assim como porque ele se tornou realidade e tendência.

Antes de tudo, é de extrema importância o conhecimento da diferença entre o marketing, a publicidade e a propaganda. Caso ainda tenha dúvidas quanto a diferenciar essas áreas, leia o nosso artigo onde abordamos exatamente essas diferenças: https://goo.gl/GLpt2W

O marketing, desde o seu início, é muito confundido com a publicidade e a propaganda. Hoje ainda existem diversos gestores e até mesmo profissionais da área que confundem essas áreas, mas tem também profissionais que mesmo sabendo a diferença, por questão de marketing, questão estratégica, preferem divulgar que fazem, por exemplo, marketing digital, do que se promover como publicitário e/ou propagandista digital, afinal, o termo marketing traz uma imagem melhor, tem mais ibope, mais status e, consequentemente, traz mais retorno. O marketing, desde o seu início, é muito confundido com a publicidade e a propaganda. Então, o primeiro “ponto maléfico" está aí, que é o fato de, às vezes, um gestor contratar uma agência que diz ser de marketing mas, na verdade, é publicitária e/ou propagandista, acarretando assim, de certa forma, um prejuízo quanto às estratégias, aos objetivos e, o pior, à imagem institucional.

A publicidade e a propaganda digital estão cada vez mais em uma crescente, sempre surgindo novas ferramentas e, consequentemente, aperfeiçoamentos das já existentes para as mesmas sobreviverem no mercado. O motivo do crescimento dessa área passa pelo fato de que cada vez mais as pessoas estão em ambiente online por diversos motivos, principalmente pelo fato de estarem em redes sociais, mecanismo de pesquisa (Google) e assistindo a vídeos de séries e outros, o que torna inclusive as redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn e outras redes, assim como Google, YouTube e outros com tais recursos citados, como as principais FERRAMENTAS PARA PUBLICIDADE E/OU PROPAGANDA DIGITAL. Pelo fato de ter cada vez mais usuários digitais, a publicidade e a propaganda digital acompanham tal crescimento, além do fato de o custo benefício ser muito melhor do que a publicidade e propaganda off, afinal, no ambiente digital você pode otimizar as ações através de uma melhor segmentação, ou seja, você consegue entregar a sua marca, produtos, serviços e conhecimentos diretamente para quem realmente já tem interesse ou perfil para se tornar um formador de opinião positivamente ou um interessado na sua marca, produtos, serviços e conhecimentos, você, no ambiente digital, consegue ter uma margem muito inferior, um “desperdício de entrega de mídia”.

Falado sobre a crescente da publicidade e propaganda digital, fica um pouco mais nítido porque o marketing digital se tornou realidade e, ao mesmo tempo, é tendência. Na medida em que essas áreas crescem, há cada mais a necessidade de ter melhores análises, mapeamentos, monitoramentos, aperfeiçoamentos e, por fim, planejamentos estratégicos, campos estes que, quanto mais aprofundados, passam a não ser especialidades de publicidade e propaganda, ou seja, a necessidade de trabalhos integrados entre publicitários, propagandistas e marketeiros passa a ser cada vez mais imprescindível para a empresa diante dessa crescente do mercado. A outra parte do “perigo do marketing digital” entra nesse assunto abordado neste parágrafo, pois a falta de um profissional da área, ou até mesmo ter um profissional mas não tão qualificado, pode acarretar em queda na imagem da sua empresa e, consequentemente, na queda de Market Share (fatia de mercado). Não se empolgue com começos de trabalhos de publicidade e propaganda digital, pois se a sua empresa ainda não atuava nesse campo, de toda forma vai conseguir uma expansão, nem que seja de conhecimento da marca, mas o perigo mora aí, pois ao mesmo tempo em que vai estar “plantando" o conhecimento da marca, pode acontecer de que não esteja totalmente alinhado com a identidade de sua empresa, com isso, maior que a ascensão pode ser o declínio.

Publicidade, Propaganda e Marketing Digital são imprescindíveis para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, entretanto, a sua empresa vai ter um “crescimento mais consistente” no mercado se tiver um trabalho bem estruturado e integrado com essas áreas. Publicidade, Propaganda e Marketing Digital são imprescindíveis para qualquer empresa. É normal também que em alguns casos os gestores, através de suas ansiedades, pensem que a diferença de resultados não estejam alinhados totalmente às suas expectativas, porém, é muito importante manter o foco e o trabalho integrado, pois a publicidade e a propaganda vão “cuidar" da parte visível de cada ação, já o marketing vai manter, por meio dos diversos campos, toda a parte estratégica institucional da empresa, principalmente se tratando do alinhamento da identidade e imagem, um dos principais pontos de qualquer planejamento e ação da área.

Quer saber mais sobre esse extenso tema? Entre em contato conosco, será uma honra lhe atender e sanar as suas dúvidas.

Nós usamos cookies. São pequenos arquivos para personalizar sua experiência. Você pode ler nossa Política de Privacidade para mais informações.