Google Analytics: Como entender o seu público utilizando os relatórios básicos

Nesse artigo mostramos pra você como utilizar os relatórios básicos do Google Analytics, que são importantíssimos pra que você entenda e aprenda sobre o seu público e assim consiga construir estratégias que engajem mais e deem mais retorno para o seu negócio.

Postado por Eduardo Azevedo

Opa, tudo jóia? Se você tem interesse em aprender mais sobre o Analytics mas ainda não conferiu nosso primeiro artigo, recomendo que o leia antes, pois nele, explico como você cria uma conta e a configura inicialmente, para que tudo o que a gente for ver de agora em diante funcione corretamente.

Já tenho tudo configurado, o que vamos aprender agora?

Show de bola, com tudo configurado temos muitos recursos a nossa disposição ansiosos por dados e somente com eles iremos entender certas coisas, não adianta instalarmos o Analytics se o nosso site não possuir acessos, então caso você não esteja recebendo acessos, recomendo fortemente que entre em contato conosco pra que a gente lhe ajude a alavancar o seu negócio.

Considerando que o seu site já esteja recebendo algumas visitas semanais, conseguiremos saber algumas informações importantes, dentre elas, quantas visitas você teve num determinado período, de onde se originaram essas visitas, qual a faixa etária e sexo desses usuários e por fim, que dispositivos eles usaram pra acessar.

Todos esses relatórios se encontram na seção Público do Analytics e existem mais outras 4 seções, Tempo real, Aquisição, Comportamento e Conversões, que estarei detalhando pra você em futuros artigos.

1. Quantas visitas meu site está tendo?

Acessando Público > Visão geral, você entrará no relatório de acessos que seu site recebeu num período específico, nessa tela veremos muitas informações, mas vamos se ater as mais importantes, em primeiro lugar, defina o período para os dados que serão exibidos, por exemplo, últimos 30 dias, conforme ilustrado na imagem abaixo e depois clique em Aplicar.


Localizado na parte superior direita do Analytics.

Após definir o período, o relatório será atualizado automaticamente e veremos abaixo um conjunto de dados e gráficos, nesses dados você verá um gráfico exibindo a quantidade de usuários que passaram pelo seu site em cada dia durante o período selecionado, algumas estatísticas detalhadas sobre esses usuários, um gráfico mostrando a porcentagem desses usuários que são novos visitantes e os que são recorrentes e por fim, resumos sobre informações demográficas, sistemas utilizados para acessar o site e outras informações relacionadas aos dispositivos que os usuários utilizam.

Como o nome desse relatório já esclarece, essa é uma Visão geral sobre o público do seu site, para cada um desses itens que aparecem nesse relatório, é possível vermos seus detalhes e nos aprofundarmos em cada estatística, em cada dado.

2. De onde são as pessoas que acessam meu site?

Acessando Público > Geográfico > Local, você entrará num relatório geográfico detalhado de todos os seus visitantes para o período selecionado, inicialmente esse relatório mostrará os países de origem de todos os acessos ordenados do país com mais acessos até o com menos acessos, assim como todos os outros relatórios, é possível vermos mais detalhes, se você clicar sobre o país, você será redirecionado para um relatório que mostrará as cidades desse país e assim será possível saber qual a cidade que tem mais acessos até a que tem menos. Abaixo segue uma imagem ilustrando esses dois relatórios.


Vemos que dos 3161 acessos recebidos do Brasil, 1055 vieram de São Paulo.

Bacana né? Vamos adiante.

3. Qual o sexo e faixa etária dessa galera que acessa meu site?

Acessando Público > Informações demográficas > Visão geral, você entrará num relatório demográfico detalhado de todos os seus visitantes para o período selecionado, esse é bem simples, lhe mostra a porcentagem dos usuários que se enquadra em cada faixa etária e mostra a porcentagem deles que é do sexo Masculino/Feminino, conforme demonstrado na imagem abaixo.


Vemos que quase 51% do público tem entre 18 e 24 anos.

Com esse relatório é possível traçar estratégias focando em um público mais jovem, já que ele é a maioria do público e a camada com maior potencial de engajamento e retorno.

4. Como esses usuários estão acessando meu site?

Acessando Público > Dispositivos móveis > Visão geral, você entrará num relatório detalhado sobre o dispositivo de origem de todos os seus visitantes para o período selecionado, esse relatório é simples mas irá lhe ajudar muito a saber se o seu site está amigável para usuários que utilizam muito smartphones ou tablets. Abaixo segue uma imagem ilustrando.


Notamos que o site é bem acessado tanto de computadores quanto de smartphones.

Interessantíssimos esses relatórios né? Nesse artigo você pôde ver como o Analytics é importante, isso que passei pra vocês aqui é a ponta do iceberg, tem muito mais coisas para vermos, relatórios mais detalhados referente o comportamento dos usuários no seu site, como se originam esses acessos, através de uma busca no Google, de uma rede social, um acesso direto, por quanto tempo os usuários ficam navegando etc.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado e caso você queira saber mais ou esteja precisando de uma ajuda, nós trabalhamos constantemente com o Analytics, implementamos em todos os sites de nossos clientes, então se você ainda não tem site ou tem e gostaria que fizéssemos esse trabalho pra você, entre em contato, será um prazer lhe ajudar.