Marketing, Publicidade e Propaganda

Entenda um pouco mais sobre estas áreas que costumam gerar confusão entre as pessoas.

Se você é uma daquelas pessoas que acreditam que Marketing, Publicidade e Propaganda é tudo a mesma coisa, não se preocupe, pois a grande maioria pensa assim como você, principalmente alguns gestores de pequenas e médias empresas. A confusão quanto a estes conceitos é passada muito pelos próprios profissionais das áreas, pois, devido ao status que se gera ao alegar que faz Marketing, muitos Publicitários e Propagandistas divulgam que são Marketeiros. Vamos entender um pouco mais sobre essas áreas.

Não seria absurdo falar que o Marketing é o pai da Publicidade e Propaganda, pois muito além de promover uma empresa, produtos ou serviços, Marketing é o pai da Publicidade e Propaganda o Marketing realiza todo o setor de inteligência estratégica para que essa promoção tenha um objetivo mais segmentado, ou seja, que consiga atingir market shares (fatias de mercado) de forma segmentada de acordo com o perfil de cada empresa. Através dessas estratégias traçadas, após a realização de mapeamentos como público, mercado, tendências, identidade, imagem, pontos fortes, fracos, ameaças e fraquezas, por exemplo, o profissional em sintonia com a Publicidade e Propaganda inicia as ações com o objetivo de atingir o traçado no planejamento estratégico.

A Publicidade, como o próprio nome sugere, visa tornar público o “objeto do planejamento", de forma orgânica (não paga), seja ele um produto, serviço, campanha, ação ou a própria empresa, com o objetivo de obter a aceitação desse público-alvo do planejamento. A Propaganda também visa tornar algo público, porém, diferente da Publicidade, ela já foca nas mídias de anúncio não orgânicas, ou ads, como muitos da área denominam os meios de comunicação pagos, como campanhas de Facebook e em outras redes, Adwords no Google, links e banners patrocinados em sites de terceiros e outras diversas mídias pagas, como a mídia mais conhecida, a TV. O ideal para o sucesso nessas áreas de qualquer empresa é que trabalhem em sintonia com o Marketing, sendo que, quando não bem sincronizados, podem acarretar um insucesso de determinadas ações, por outro lado, um bom trabalho em conjunto pode gerar grandes marcas que conquistam seu market share “naturalmente”.

O Marketing não apenas atua com a Publicidade e Propaganda, ele é também solução no departamento de administração estratégica em sintonia com gerentes dos diversos setores, departamento comercial, auditorias diversas, “correção de falhas” nas empresas, como em processos, pessoal, enfim, o Marketing tem uma ampla importância para empresa no todo, desde momentos de crises, lançamentos, manter a empresa no segmento, sempre com busca de market share e lucros, que é o que move o mercado.