Quem acessa meu site? Quantos acessos tenho por dia? A sua resposta é o Google Analytics!

Se você tem essas dúvidas, é sinal de que nunca ouviu falar da ferramenta que a Google disponibiliza de graça pra todo mundo, o Analytics.

Postado por Eduardo Azevedo

Se você tem um site, com certeza já deve ter se perguntado sobre quem acessa, quantos acessos ele tem por dia, de onde essas pessoas acessam, qual a idade delas etc. Pensando em responder essas e muitas outras perguntas, a Google adquiriu em 2005 um sistema de estatísticas chamado Urchin, cujo foco era analisar logs de tráfego em websites, e a partir desse sistema, surgiu de forma gratuita para todos o Analytics.

Hum, ok, mas como esse Analytics funciona?

Basicamente, ele é um script em Javascript incorporado no seu site que identifica e coleta dados de cada acesso. Vamos supor que eu estou em São Paulo/SP e acesso o seu site de um smartphone usando o Firefox, quando eu acessar, o Analytics irá registrar o horário do acesso, a forma como eu acessei o site, se foi diretamente ou através de algum outro local (por exemplo: um link divulgado em uma rede social), a minha localização, qual a marca e modelo do smartphone, qual o navegador e a versão dele, a resolução da tela etc.

Outro ponto interessante é que o Analytics não coleta somente dados básicos dos quais citei, através de Big Data, uma tecnologia que estuda grandes conjuntos de dados, ele consegue muito mais informações sobre cada acesso, é nesse momento que entra a coleta de dados pessoais, últimos sites visitados por você, qual a sua idade, quais os seus gostos etc, mas não se preocupe, o Analytics não fornece esses dados diretamente para os donos dos sites que o instalaram, ele apenas usa dessa tecnologia para criar um perfil dos usuários que acessam e assim poder no final de um mês gerar uma média de faixa estária nos relatórios informando que de todos os acessos que o site teve nesse mês, 43% foram de pessoas que tinham entre 25 e 40 anos. Entendeu?

Beleza, entendi, mas como eu instalo isso no meu site?

É simples, você deve:

Seguindo esses passos o Analytics estará configurado e basta você aguardar algumas horas para que ele comece a coletar os dados.

Show, consegui, e agora?

Agora vem a parte bacana, após você ter o Analytics coletando dados de tráfego em seu site, é questão de alguns dias para que você consiga começar a ter médias de acesso, informações demográficas sobre os usuários, faixa etária, tipos de dispositivo, entre muitas outras funcionalidades.

Esse foi o primeiro artigo de uma série que pretendo trazer pra vocês sobre Analytics da Google, ele é uma ferramenta poderosíssima para você analisar o público do seu site, o que passei aqui foi o básico do básico, então fiquem ligados pois teremos mais artigos explicando sobre como funcionam algumas das funcionalidades mais importantes.

Nós trabalhamos constantemente com o Analytics, o implementamos em todos os sites de nossos clientes, então se você ainda não tem site ou tem e gostaria que fizéssemos esse trabalho pra você, entre em contato, será um prazer lhe ajudar.