Se você tem um site, com certeza já deve ter se perguntado sobre quem acessa, quantos acessos ele tem por dia, de onde essas pessoas acessam, qual a idade delas etc. Pensando em responder essas e muitas outras perguntas, a Google adquiriu em 2005 um sistema de estatísticas chamado Urchin, cujo foco era analisar logs de tráfego em websites, e a partir desse sistema, surgiu de forma gratuita para todos o Analytics.
Hum, ok, mas como esse Analytics funciona?
Basicamente, ele é um script em Javascript incorporado no seu site que identifica e coleta dados de cada acesso. Vamos supor que eu estou em São Paulo/SP e acesso o seu site de um smartphone usando o Firefox, quando eu acessar, o Analytics irá registrar o horário do acesso, a forma como eu acessei o site, se foi diretamente ou através de algum outro local (por exemplo: um link divulgado em uma rede social), a minha localização, qual a marca e modelo do smartphone, qual o navegador e a versão dele, a resolução da tela etc.
Outro ponto interessante é que o Analytics não coleta somente dados básicos dos quais citei, através de Big Data, uma tecnologia que estuda grandes conjuntos de dados, ele consegue muito mais informações sobre cada acesso, é nesse momento que entra a coleta de dados pessoais, últimos sites visitados por você, qual a sua idade, quais os seus gostos etc, mas não se preocupe, o Analytics não fornece esses dados diretamente para os donos dos sites que o instalaram, ele apenas usa dessa tecnologia para criar um perfil dos usuários que acessam e assim poder no final de um mês gerar uma média de faixa estária nos relatórios informando que de todos os acessos que o site teve nesse mês, 43% foram de pessoas que tinham entre 25 e 40 anos. Entendeu?
Beleza, entendi, mas como eu instalo isso no meu site?
É simples, você deve:
- Criar uma conta no Google;
- Vincular ela ao Analytics;
- Cadastrar o website que você deseja obter as informações; [veja um gif demonstrativo]
- Copiar o código de rastreamento gerado unicamente para este website; [veja um gif demonstrativo]
- Colar o código antes do encerramento da tag </body> (modo edição HTML) nas páginas que você deseja rastrear; [veja um gif demonstrativo]
- BINGO!
Seguindo esses passos o Analytics estará configurado e basta você aguardar algumas horas para que ele comece a coletar os dados.
Show, consegui, e agora?
Agora vem a parte bacana, após você ter o Analytics coletando dados de tráfego em seu site, é questão de alguns dias para que você consiga começar a ter médias de acesso, informações demográficas sobre os usuários, faixa etária, tipos de dispositivo, entre muitas outras funcionalidades.
Esse foi o primeiro artigo de uma série que pretendo trazer pra vocês sobre Analytics da Google, ele é uma ferramenta poderosíssima para você analisar o público do seu site, o que passei aqui foi o básico do básico, então fiquem ligados pois teremos mais artigos explicando sobre como funcionam algumas das funcionalidades mais importantes.
Nós trabalhamos constantemente com o Analytics, o implementamos em todos os sites de nossos clientes, então se você ainda não tem site ou tem e gostaria que fizéssemos esse trabalho pra você, entre em contato, será um prazer lhe ajudar.