Quero investir em Marketing, Publicidade e Propaganda Digital. Por onde começo?

Diante de uma diversidade de ferramentas, a pergunta mais comum é em qual delas investir, porém, não existe uma resposta exata para essa pergunta. Confira!

Todos os dias, novas empresas querem utilizar Marketing, Publicidade e Propaganda Digital a seu favor, mas, por falta de informação e, na maioria das vezes, os empresários serem leigos nessa área, muitas empresas não sabem em qual ferramenta investir, como e quanto investir, e como acompanhar e colaborar com o trabalho das Agências Digitais, então hoje o nosso tema é exatamente esse.

Primeiramente, é de extrema importância saber a diferença do que é Marketing, Publicidade e Propaganda Digital, pois cada vez mais tem agências divulgando que fazem também Marketing Digital por ter um status melhor, mas na verdade realizam apenas a Publicidade e Propaganda Digital, inclusive, na maioria das vezes, até mesmo os empresários e colaboradores dessas agências não sabem diferenciar, então, confira o nosso artigo sobre esse tema antes de dar continuidade a este artigo.

Existem diversas ferramentas de Publicidade e Propaganda Digital, além do fato de que sempre surgem ainda novas ferramentas, porém, em nossa opinião, as que oferecem um resultado mais relevante são as ligadas ao Google e às Redes Sociais, desde que sejam trabalhadas com foco em performance. O Google é o principal mecanismo de busca hoje em nosso país, então ferramentas como o Adwords, Remarketing, Shopping e SEO, cada uma com a sua importância, são fundamentais para as empresas que buscam uma visibilidade maior de seu site ou, principalmente, de sua loja virtual, porém, não sendo menos importante, as Redes Sociais têm tido um papel indispensável para empresas de qualquer ramo, pois cada vez mais crescem os números de usuários nas redes sociais e, com isso, ela se torna uma ferramenta indispensável no aumento de formadores de opniões/influenciadores para a sua empresa. Falaremos com mais detalhes sobre cada ferramenta em outros artigos que vamos publicar.

Diante de uma diversidade de ferramentas, a pergunta mais comum é em qual delas investir, porém, não existe uma resposta exata para essa pergunta, o ideal é que um profissional de Marketing Digital, ao analisar cada caso, proponha e justifique o porquê de tal ferramenta ser mais aconselhável. A decisão desse profissional não deve ocorrer seguindo o modismo do mercado, pois cada empresa tem detalhes que a diferem de outras, até mesmo do mesmo segmento. É papel também do Marketing Digital o pós decisão da ferramenta escolhida, pois este profissional deve realizar estudos e mapeamentos de cada caso periodicamente e orientar o departamento de Publicidade e Propaganda Digital em relação ao melhor caminho a seguir, tanto em relação às configurações avançadas de cada ferramenta quanto ao alinhamento entre tudo o que for trabalhado no meio digital com o ambiente físico do cliente.

Os investimentos nessas ferramentas são variáveis, sendo o SEO o que tem o maior custo em preço de serviço e o menor em investimento na própria ferramenta, já o Shopping, o menor custo em preço de serviço e o maior em investimento na própria ferramenta. Ao mesmo tempo, ambos serviços possuem uma indicação menor por parte das agências em relação ao Adwords e, principalmente, às Redes Sociais, sendo esta a opção a mais indicada na atualidade por estar cada vez mais rica em recursos, opções de segmentações e ter o maior número de usuários ativos por período de uso.

Outra grande dificuldade no trabalho das ferramentas digitais é o acompanhamento e colaboração das empresas contratantes dos serviços, sendo uma possível solução para acompanhamento, porém uma prática não muito utilizada por agências, a emissão de relatórios periódicos dos resultados alcançados, mais uma tarefa de extrema importância realizada pelo profissional de Marketing. Sobre a colaboração, em nossa opinião, é um dos pontos mais importantes de todo o trabalho, pois as agências não têm o total conhecimento técnico de todos os ramos, então, é de extrema importância o gestor da empresa selecionar um profissional qualificado para que este seja o contato direto com a agência contratada, onde esse profissional irá colaborar com a agência através de dados e materiais solicitadas pela mesma em relação à parte mais técnica do negócio das empresas contratantes.

Para saber mais detalhes sobre os temas abordados, ou mesmo para que tenha de forma mais específica sobre quais ferramentas a sua empresa deve contratar, assim como informações específicas para a sua empresa de como e quanto investir em determinada ferramenta, entre em contato conosco, pois, além de atuar com as principais ferramentas de Publicidade e Propaganda Digital, atuamos também como Marketing Digital.

Por Ricardo Yamana